![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9g_MOAV-xYlbawl4Qk_Qo85w9Pvc11qUgKKYwXtVwY-AAqGEne4t9Ive7MVdmbeO-HFcmiz1aUeld2siULEiURt8pgxriciL4c31OYmVIJNkOomFZcbtXx3QN-n8s_qFNMFsUUS3Q2o0/s320/Grete+Stern+Sueno+no_46+Extraniamiento+1948.jpg)
A artista plástica Alemã Grete Stern (1904-1999) é uma das minhas preferidas! Nasceu em Wuppertal (Alemanha), viveu por alguns anos em Londres e se exilou em Buenos Aires, lugar onde desenvolveu seus melhores trabalhos, publicados na Revista Argentina Idilio Juvenil e Feminina, entre os anos de 1948 e 1951, e onde faleceu, em 1999. Fez parte da escola Bauhaus e foi discípula de Walter Pentehans, coordenador do curso de fotografia da instituição.
Grete possuía uma edição de imagem impressionante para a época - anterior ao advento do computador- , utilizando a técnica de fotomontagem. Em seu trabalho para a revista Idilio, intitulado de "Os sonhos de Grete Stern", a artista plástica fez um panorama dos sonhos de mulheres retratados à revista e interpretados com base nas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e Carls Gustav Jung. O trabalho é retratado na tradição estética do expressionismo¹, dadaísmo² e surrealismo³.
¹movimento artístico que procura retratar, não a realidade objetiva, mas as emoções e respostas subjetivas que objetos e acontecimentos suscitam no artísta.
²movimento artístico que utilizada a mistificação, o riso, a incongruência e a provocação para negar todas as formas de arte e denunciar o arbritarismo reinante no mundo.
³movimento artístico que se caracteriza pela expressão espontânea e automática do pensamento e, deliberadamente incoerente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário