![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI-0lteYhqxKdARI3VBuc7rTBA9WDRSq44k7M-7BKDLudT31HOIZjbpjz2-1H7nzL6rn0Wxr2iTmcr_xfN4FHpSlknMZMNnZMdbiQpuBklarjk3hvyUTQUQ_yknJYxCxm1U3Kd85riabg/s320/tyj.bmp)
El Lissitzky, nasceu no ano de 1890 em Polshinok (Rússia), fez parte da vanguarda russa dos anos 20 e 30, e foi uma das maiores influências da Bahaus e dos contrutivistas. O considero como uma das figuras mais importantes para a História da Tipografia, da arquitetura e do movimento construvista¹ no mundo, sem falar em sua contribuição para geografia urbana, muito importante para compreensão do espaço urbano. Apesar de seu enorme talento - era artista plástico, designer gráfico, fotógrafo, típógrafo, arquiteto e docente - é um profissional pouco conhecido e reconhecido atualmente.
Assim como Grete Stern, El Lissitzky utilizava técnicas de fotomontagem e buscava novas formas de utilização da tipografia. A foto acima, um dos seus mais magníficos trabalhos utilizando a fotomontagem, é considerada como o seu " mais colossal absurdo". Segundo Nadine Nieszawer - especialista da "Escola de Paris"- , neste trabalho, a imagem de Lissitzky é inserida num contexto de objetos que contemplam a sua identidade, a sua figura emerge de um fundo de papel milimétrico, utilizado por engenheiros e arquitetos. O compasso que sai do seu olho, segurado pela sua mão, simboliza o estatuto do artista como arquiteto, cuja criação racional da forma resulta numa organização do espaço. As letras "XYZ" são o timbre do seu papel de carta.
Em seus quadros, Lissitzky introduziu a impressão de espaço absoluto² e uma concepção tridimencional, desempenhando um papel significativo na transfêrência de duas dimensões para o suprematismo³ tridimencional e arquitetura.
No âmbito do Design, Lissitzky uniu abstração geométrica com funcionalismo, pregava que as palavras impressas são para ser vistas, não ouvidas e que uma sequência de páginas pode fazer um livro se tornar um filme. Lissitzky fez o designer pensar num contexto conexo entre as páginas, criando a base para o estudo de diagramação e design.
¹movimento artístico que preconiza a integração entre as técnicas artesanais e a produção industrial, propõe o uso de materias modernos, como o concreto, o vidro, o aço.
²Para Newton: " O espaço e o tempo não constituem mais do que um palco imutável e indiferente, um reticulado perfeito e estático, onde os acontecimentos iriam ter lugar. O espaço absoluto, em sua própria natureza, sem relação com qualquer coisa externa, permanece sempre similar e imóvel".
- Para El Lissitzky e Van Doesburg: " A geometria não-euclidiana trouxe a noção de tempo para o espaço, tem-se agora o espaço-tempo, um espaço que contém o tempo na pintura, escultura e arquitetura. A noção de espaço-tempo surgiu quando os postulados de Euclides foram transferidos para a superfície de uma esfera. As paralelas que nunca se encontravam na superfície plana, na esférica de encontravam. O que antes pendia para o infinito pendeu para o finito, por isso passível de ser medido, pois teria um começo e um fim, ou seja, teria um tempo. Para desenhar essa nova geometria, Van Doesburg fez uso da perspectiva isométrica de Lissitzky".
³primeiro movimento radical de abstração geométrica, criado em Moscou pelo pintor Kazimir Melevitch (1872-1935), caracterizado pelo emprego de cores puras sobre o fundo branco e arranjos nao objetivos de figuras geométricas simples.
Assim como Grete Stern, El Lissitzky utilizava técnicas de fotomontagem e buscava novas formas de utilização da tipografia. A foto acima, um dos seus mais magníficos trabalhos utilizando a fotomontagem, é considerada como o seu " mais colossal absurdo". Segundo Nadine Nieszawer - especialista da "Escola de Paris"- , neste trabalho, a imagem de Lissitzky é inserida num contexto de objetos que contemplam a sua identidade, a sua figura emerge de um fundo de papel milimétrico, utilizado por engenheiros e arquitetos. O compasso que sai do seu olho, segurado pela sua mão, simboliza o estatuto do artista como arquiteto, cuja criação racional da forma resulta numa organização do espaço. As letras "XYZ" são o timbre do seu papel de carta.
Em seus quadros, Lissitzky introduziu a impressão de espaço absoluto² e uma concepção tridimencional, desempenhando um papel significativo na transfêrência de duas dimensões para o suprematismo³ tridimencional e arquitetura.
No âmbito do Design, Lissitzky uniu abstração geométrica com funcionalismo, pregava que as palavras impressas são para ser vistas, não ouvidas e que uma sequência de páginas pode fazer um livro se tornar um filme. Lissitzky fez o designer pensar num contexto conexo entre as páginas, criando a base para o estudo de diagramação e design.
¹movimento artístico que preconiza a integração entre as técnicas artesanais e a produção industrial, propõe o uso de materias modernos, como o concreto, o vidro, o aço.
²Para Newton: " O espaço e o tempo não constituem mais do que um palco imutável e indiferente, um reticulado perfeito e estático, onde os acontecimentos iriam ter lugar. O espaço absoluto, em sua própria natureza, sem relação com qualquer coisa externa, permanece sempre similar e imóvel".
- Para El Lissitzky e Van Doesburg: " A geometria não-euclidiana trouxe a noção de tempo para o espaço, tem-se agora o espaço-tempo, um espaço que contém o tempo na pintura, escultura e arquitetura. A noção de espaço-tempo surgiu quando os postulados de Euclides foram transferidos para a superfície de uma esfera. As paralelas que nunca se encontravam na superfície plana, na esférica de encontravam. O que antes pendia para o infinito pendeu para o finito, por isso passível de ser medido, pois teria um começo e um fim, ou seja, teria um tempo. Para desenhar essa nova geometria, Van Doesburg fez uso da perspectiva isométrica de Lissitzky".
³primeiro movimento radical de abstração geométrica, criado em Moscou pelo pintor Kazimir Melevitch (1872-1935), caracterizado pelo emprego de cores puras sobre o fundo branco e arranjos nao objetivos de figuras geométricas simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário